Formação de PH em NR13 - Aulas práticas

Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

Carga Horária: 1.502 horas

Eixo Tecnológico Gestão e Negócios.

Objetivo:

Curso Técnico de Edificações tem por objetivo preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental. 

Pretende oferecer ao aluno uma série de conhecimentos que possam prepará–lo para conhecer um edifício: desde a elaboração de estudos, medições e análises na preparação de projetos, esboços e desenhos, utilizando ferramentas computacionais. Poderá atuar como desenhista projetista, orçamentista e técnico de instalações prediais, coordenando e atuando na execução de várias etapas construtivas, auxiliando o engenheiro tanto no controle, como no planejamento e orçamento da obra.

Este curso é autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da portaria Nº 377/2012-SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um certificado reconhecido pelo MEC com validade nacional e poderá se registrar no CREA.

Metodologia:

Este curso técnico é realizado na metodologia semi presencial, ou seja, com 70% das aulas à distância e 30% de aulas presenciais, devendo o aluno comparecer na escola CFP, e/ou local indicado, para realização das aulas práticas de laboratório e das avaliações presenciais, previstas no cronograma do curso e que representa um Componente Curricular Especifico do Curso Referência escolhido.

O curso é ministrado por meio de videoaulas , artigos, textos e apostilas digitais que ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma da Instituição Certificadora, desta forma, também permite que o aluno estude conforme sua disponibilidade.

As avaliações de cada Curso Individual que representa um Componente Curricular Especifico do Curso Referência escolhido, serão realizadas ao término de cada disciplina. As provas são baseadas no conteúdo estudado e nas avaliações virtuais executadas ao termino de cada Disciplina Individual que representa um Componente Curricular Especifico do Curso Referência escolhido.

Conteúdo:

Módulo 1 - Introdução à Edificações Módulo 2 - Auxiliar Projetos e Edificações Módulo 3 - Execução e Manutenção de Obras
Introdução a Construção
Física aplicada
Matemática aplicada
Licenciamento Ambiental
Segurança na Construção Civil
Autocad 2D
Software - Sweet Home 3D
Libras I
Projetos Práticos  em Edificações I
Visita Técnica I
Materiais de Construção
Fundações
Mecânica dos Solos
Alvenaria
Estabilidade
Desenho Técnico
Estruturas
Concreto
Instalações Elétricas I
Instalações Hidráulicas-Agua Fria/Quente
Excel
Projetos Práticos  em Edificações II
Visitas Técnicas II
Instalações Hidráulicas - Esgoto e Drenagem
Instalações Elétricas II
Pintura
Revestimentos
Esquadrias
Autocad 3D
Auditor de Meio Ambiente – ISO 14001
LAIA–Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Gestão da qualidade
Liderança de Sucesso
Projetos Práticos  em Edificações III
Visitas Técnicas III
Trabalho de Conclusão de Curso

Certificado:

O modelo de certificação da instituição está de acordo com o previsto na Legislação Educacional Nacional, no modelo Acadêmico, nas Portarias Institucionais, nos Termos de Convênio e Parceria e no Regimento Escolar da Escola Politécnica Brasileira, onde se prevê o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos formalmente e ou informalmente, atendendo o apelo federal de tornar o Brasil uma Pátria Educadora.

A Certificação está condicionada à:
• aprovação do Aluno em todos os Componentes Curriculares, previstos no Plano de Curso respeitando-se a Carga Horária de cada Componente Curricular, os quais são cursados através de uma Grade de Cursos individuais vinculados ao Curso Referência que o aluno deseja cursar conforme previsto no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS), firmado entre a da Escola Politécnica Brasileira e o aluno.
• obtenção da média de aprovação 6,0 (seis) na Grade de Cursos individuais vinculados ao Curso Referência, que irão permitir o aproveitamento dos conhecimentos como Componentes Curriculares do Curso Referencia escolhido.

Ao término de cada Curso Individual, o aluno, após executar todas as atividades previstas e atingir a média final mínima, terá direito a um Certificado de Conclusão do Curso executado, que apresenta: Nome do Curso, Carga Horária, Conteúdo Programático e Código Verificador de veracidade.
O Certificado de Conclusão do Curso supra citado habilita o aluno a realizar a avaliação presencial do Curso, pré-requisito OBRIGATÓRIO para a solicitação de aproveitamento do curso como Componente Curricular do Curso Referência escolhido. Esta avaliação presencial possui carga horária complementar padrão de 3(três) horas e possui media mínima 6,0 (seis) para aprovação.

As avaliações presenciais podem ser realizadas INDIVIDUALMENTE após conclusão de cada curso ou EM CONJUNTO, após conclusão de todos os cursos ou grupo de cursos. As provas presenciais serão realizadas no Pólo Araraquara.

Para ser certificado com o Diploma Técnico de Nível Médio no Curso Referência escolhido, o Aluno deve possuir média igual ou superior a 6,0 (seis) em todos, os componentes curriculares da Grade Curricular do Curso Referencia Escolhido.

O Certificado de Conclusão do Curso Técnico é registrado na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte e no Sistema SISTEC, visando sua comprovação de legalidade e sua rastreabilidade;

Obs.: Este curso apresenta aulas virtuais com tutoria e aulas presenciais obrigatórias conforme cronograma.


Matrícula:

Para inscrição no curso a documentação poderá ser enviada por e-mail, porém, até a conclusão do curso o aluno deverá encaminhar as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, RG e CPF conforme abaixo:

• Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
• Comprovante de Residência
• Cópia do RG e do CPF
• Cópia do Título de Eleitor (para maiores de 18 anos)
• Foto 3x4
• Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau)

Confira mais informações sobre o processo de matricula:


1 Comentário

  • Comente! Fabio R Andrade Sex, 17 de Fevereiro de 2017 13:05 Por Fabio R Andrade

    AVISO
    Ao clicar no link MATRICULA será redirecionado diretamente aos valores com duas opções para escolha do pagamento: Boleto ou Cartão

    ATT.
    Equipe CFP

Deixe um comentário

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
HTML básico é permitido.