Formação de PH em NR13 - Aulas práticas

Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem

Qualificação de soldadores

EMPRESAS

Certifique-se de que os seus Soldadores são Qualificados

Ter soldadores qualificados significa alta qualidade e um trabalho profissional de soldagem.

O termo "qualificação" significa que um soldador ou operador de soldagem cumpre com os requisitos de uma determinada norma/procedimento e está qualificado para executar soldas, no âmbito desta norma/procedimento. Para serem certificados, os soldadores devem possuir as competências necessárias para produzir uma boa solda, que seja visualmente aceitável e que também cumpra os requisitos estabelecidos para os testes.

Principais Vantagens

• Ter a certeza de ter soldadores contratados cujas competências são comprovadas no que diz respeito à exatidão do trabalho realizado;

• Padrões de qualidade elevada em soldagem em seus equipamentos;

• Assegurar a conformidade com o Cliente e com os requisitos legais de normas de fabricação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


QUALIFICAÇÃO DE SOLDADORES

PROCESSOS  MIG-MAG / TIG / ELETRODO REVESTIDO

Para fazer a qualificação de soldador é necessário:
• Soldar a peça na posição desejada para obter a qualificação (Ex:1G, 2G, 3G, 4G - Chapa e/ou 6G Tubo);
• A peça soldada irá para análise em laboratório (será utilizado o ensaio por RX e/ou Ensaio de dobramento dependendo da norma utilizada), onde será emitido o laudo;
• Esse laudo é assinado por profissionais Engenheiro de Soldagem Nível II, onde é dado o Sinete somente se o soldador for aprovado.

Documentos Necessários
Para fazer a qualificação são necessárias copias dos seguintes documentos acompanhados dos originais:
• Certificado de conclusão de curso ou copia da carteira de trabalho registrada como soldador
• Identidade
• CPF

Critérios para aplicação
• O candidato e/ou a empresa agenda com a escola  um dia para executar o teste;
Em caso de reprovação o candidato e/ou a empresa arcará com os valores de custo para o segundo teste. Após o resultado caso satisfatório o certificado será emitido e enviado para o órgão solicitante para que o mesmo seja entregue para o candidato.

Há possibilidades do Candidato soldador reprovar no teste?
O CFP antes da execução do teste de qualificação de soldadores dará todo apoio necessário e inclusive o passo à passo para aluno fazer o teste dentro dos parâmetros das normas exigidas, o aluno apenas reprovará caso sua habilidade de solda esteja comprometida. Ou seja, só ficam reprovados candidatos que não saibam soldar. (Sugestão de Treinamento).

Quanto tempo para o aluno receber o documento de qualificação?
De 10 a 30 dias no máximo

Quem pode ter a qualificação?
Profissionais que atuam no segmento de soldagem com experiência comprovada em carteira (normalmente as empresas é que fazem a solicitação), alunos que finalizaram o curso de Soldador Industrial - 110 horas com acompanhamento de seu certificado de conclusão.



Público Alvo:


Empresas da área metal mecânica, metalúrgica que buscar qualificar seus profissionais e/ou iniciantes que pretendam iniciar na área de soldagem.

 

 

Pré-requisitos:


Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, acima de 16 anos de idade.

 

 

Área de atuação Profissional:


O profissional poderá atuar em diversas áreas, dentre ela: Setor Petroquímico, Metalúrgico, Eletromecânico, Polo Naval  etc.

 


Por que a Qualificação de Procedimentos de soldagem

Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas, um comportamento mecânico adequado quando as mesmas forem solicitadas em serviço (por exemplo: resistência mecânica mínima, resistência ao choque, resistência a determinado nível de pressão interna ou externa, resistência à corrosão, resistência ao desgaste e etc.). Os tipos de solicitações mecânicas predominantes variam conforme a natureza do equipamento que será construído (por ex: estrutura metálica, tanque, vaso de pressão e etc.). Definida a natureza do equipamento, é necessário prever a intensidade dos esforços mecânicos a que este será submetido, sendo que a mencionada intensidade variará de equipamento para equipamento. Portanto, para garantir a qualidade da solda é preciso realizar a qualificação dos procedimentos de soldagem, dos soldadores e operadores de soldagem. As qualificações são completamente fundamentadas em Normas e Especificações técnicas, de modo que, seguindo-se o passo a passo do estabelecido numa determinada Norma através dos seus requisitos, consegue-se, ao se comparar os resultados obtidos com a tecnologia  em teste, com o critério de aceitação e consequentemente do seu emprego na obra principal.

Por que devemos usar as Normas de Qualificação

Existem diferentes “Normas de Qualificação” e estas individualmente estabelecem uma série de requisitos que deverão ser seguidos passo a passo até que se obtenham as referidas qualificações. Os requisitos, por sua vez, variam conforme a norma a ser utilizada na(s) qualificação (ões) e por isso deve-se seguir a mesma norma do início ao fim de uma determinada qualificação.

Os requisitos para a qualificação dos procedimentos de soldagem variam largamente de uma norma para outra. Uma qualificação feita segundo uma norma, geralmente não tem validade para outra norma. É necessário, portanto, que o inspetor de soldagem esteja consciente de que os requisitos da norma aplicável estejam sendo seguidos, na qualificação dos procedimentos e consequentemente na qualificação de soldadores.

Por que uma empresa deve ter trabalhar com um Procedimento de Soldagem

O procedimento de soldagem é um documento, que estabelece todos os itens importantes, que devem ser considerados na união de partes por soldagem, este contém limites ou faixas de parâmetros tais como tipo de corrente, espessura do metal de base, tipo de metal de base, tipo de consumível etc. Um procedimento de soldagem é válido somente dentro dos limites nele especificados. Se um procedimento não pode produzir soldas de boa qualidade, sem que os limites estabelecidos sejam ultrapassados, então um novo procedimento de soldagem deve ser utilizado em lugar do primeiro.

Muitas normas de qualificação requerem que o procedimento de soldagem, além de ser o documento que contém os métodos e a tecnologia requerida, seja também qualificado antes de ser colocado em uso na produção de soldas.

Validade da Qualificação

Quanto à validade da qualificação de procedimentos de soldagem as normas diferenciam-se entre si, ou seja, quando que um procedimento passa a ser impróprio para uso este deve ser requalificado. É atividade do inspetor de soldagem controlar que somente procedimentos qualificados sejam utilizados, na soldagem de juntas, os quais estejam devidamente adequados. Os limites das qualificações são estabelecidos em primeiro lugar através das variáveis de soldagem. Variáveis, são condições de soldagem que, se mudadas, afetarão a qualidade das soldas. Para o processo de soldagem com eletrodo revestido, por exemplo, a mudança de uma fonte de energia de retificador para gerador, não tem, normalmente, nenhuma influência na probabilidade de se alterar a qualidade das soldas e, portanto, não é considerada como uma variável para este processo. De qualquer maneira, pode ser uma variável para outro processo de soldagem. Algumas normas de qualificação dão a todas as variáveis a mesma importância. Outras dão níveis diferentes de importância a elas, classificando-as em variáveis essenciais, variáveis essenciais suplementares e variáveis não-essenciais, como:

Variáveis essenciais: são variáveis que, se alteradas, requer a requalificação;

Variáveis essenciais suplementares: são variáveis se, se alteradas, requer a requalificação, contudo a sua análise é necessária quando se tem requisito de impacto na junta soldada;

Variáveis não-essenciais: são variáveis que, se alteradas, não requer a requalificação. Cada norma determina variáveis específicas, aplicáveis a cada um dos processos de soldagem. Com o conhecimento das variáveis aplicáveis, o inspetor de soldagem pode determinar se a soldagem é executada de maneira apropriada. 



Cadastro de Empresas e Profissionais

Empresas: qualifique seus soldadores!

qualifique seu soldador

O termo "Qualificação" significa que um soldador ou operador de soldagem cumpre com os requisitos de uma determinada norma/procedimento e está qualificado para executar soldas, no âmbito desta norma/procedimento...

Saiba Mais