Formação de PH em NR13 - Aulas práticas

Inspetor de Termografia Industrial

A inspeção termográfica (Termografia) é uma técnica não destrutiva que utiliza os raios infravermelhos, para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura, com o objetivo de propiciar informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Em qualquer dos sistemas de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, uma vez que permite: realizar medições sem contato físico com a instalação (segurança); verificar equipamentos em pleno funcionamento (sem interferência na produção); e inspecionar grandes superfícies em pouco tempo (alto rendimento).

Os aplicativos desenvolvidos para a posterior análise das informações termográficas obtidas, como a classificação de componentes elétricos defeituosos, avaliação da espessura de revestimentos e o cálculo de trocas térmicas, permitem que esses dados sejam empregados em análises preditivas. 

Aplicações de termografia: Manutenção preditiva dos sistemas elétricos de empresas geradoras, distribuidoras e transmissoras de energia elétrica; Monitoramento de sistemas mecânicos como rolamentos e mancais; Vazamentos de vapor em plantas industriais; Análise de isolamentos térmicos e refratários; Monitoramentos de processos produtivos do vidro e de papel; Acompanhamento de performance de placas e circuitos eletrônicos; Pesquisas científicas de trocas térmicas, entre outras possibilidades.

Na indústria automobilística é utilizada no desenvolvimento e estudo do comportamento de pneumáticos, desembaçador do pára-brisa traseiro, no turbo, nos freios, no sistema de refrigeração, etc. Na siderurgia tem aplicação no levantamento do perfil térmico dos fundidos durante a solidificação, na inspeção de revestimentos refratários dos fornos. A indústria química emprega a termografia para a otimização do processo e no controle dos reatores e torres de refrigeração, a engenharia civil inclui a avaliação do isolamento térmico de edifícios e determina detalhes construtivos das construções como, vazamentos, etc.

O processo de qualificação ASNT TC 1A,  envolve as seguintes etapas de avaliação:


-  Curso preparatório para os exames;

- Análise de documentos;
- Realização de exames teóricos;
- Realização de exames práticos.


Termografia



Inspetor de Termografia Nível I



Carga Horária: 40 Horas (05 Dias).


Requisitos Mínimos: Experiência no mínimo  em manutenção preditiva e industrial


Incluso: Material Didático, Certificado do Curso e Carteirinha de Termografista N1.


Objetivo do curso: aplicar as técnicas pertinente a Inspeção de  termográfica com aulas teóricas e práticas, baseando-se em conceitos teóricos da Termografia, práticas Qualitativa e Quantitativa, elaboração e emissão de relatórios. 


Inspetor de Termografia Nível II



Carga Horária: 40 Horas (05 Dias).


Requisitos Mínimos: Possuir experiência de  Termografista Nível  I


  

Objetivo do curso: Capacitar  profissionais a realizar diversos cálculos de correção de temperatura, Transmissão e Emissão do infravermelho. Aplicar aulas práticas para ensinar os participante a fazerem  coletas de imagens térmicas para serem trabalhadas em  sala de aula, e preparar cada aluno para elaborar seus relatório de Termografia, conforme procedimentos estabelecido por normas e posterior certificação pela prática recomendada ASNT TC 1A .


Público Alvo:

Técnicos, Engenheiros e outros profissionais que desejam obter qualificação  ASNT TC 1A.



Programa Resumido:

MÓDULO I: Processos, fundamentos;

Fundamentos e natureza física da temperatura e da transferência de calor, seleção e operação de equipamentos termográficos, medidas de temperatura e detecção de defeitos com aplicações para sistemas elétricos, mecânicos, fornos, detecção de anomalias e eficiência energética.

MÓDULO II: Normalização , Conceitos - considerações gerais;

Geração de relatórios e utilização de softwares específicos. Evolução nos conceitos avançados da natureza física da temperatura e da transferência de calor, espectro infravermelho. Principais fontes de erro e correção de medições, medições avançadas, estimativa da emissividade e de perfis de temperatura.

MÓDULO III: Avaliações diversas;

Apresentação das normas aplicáveis para a avaliação de equipamentos e sistemas baseados na temperatura absoluta e na elevação de temperatura. Desenvolvendo limites de temperatura para equipamento. Especificação de termovisores. Análise de softwares disponíveis no mercado para processamento de imagens e preparação de relatórios.

MÓDULO IV: Calibração do Sistema- considerações gerais;

Teoria avançada da natureza física da temperatura e da transferência de calor, seleção e operação de equipamentos termográficos, comparação e medição de temperatura com outras tecnologias. Calibração de sistemas termográficos, determinação de emissividade, transmitância e refletância.

MÓDULO VI: Documentações e Normas aplicáveis - considerações gerais;

Análise das principais normas aplicáveis. Elaboração de um programa de inspeção termográfica. Elaboração de relatórios, montagem de banco de dados, utilização de softwares específicos, relatórios de inspeções. Certificação, procedimentos, documentação, normas de segurança.

Mini Currículo | Coordenador

·     Laerte Santos

·     Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.

·     Mestre em Engenharia da Energia na área de Eletrônica Aplicada a Sistemas Energéticos pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.

·     Certificado Nível 3 em termografia pela American Society for Nondestructive Testing - ASNT (ASNT NDT Level III Infrared and Thermal).

·     Certificado Nível 3 em termografia pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI.

·     Coordenador, desde 2008, da Comissão de Estudos de Termografia ABNT/ONS-58 CE 58:000.11 e membro desde sua criação. Esta Comissão é responsável pela criação das Normas brasileiras de termografia (ABNT/NBR).

·     Membro do Grupo de Trabalho de Termografia da ABENDI, o qual é responsável pela criação da certificação brasileira de termografia.

·     Especialista brasileiro no comitê ISO/TC 135/SC 8/WG 1, International Organization for Standardization - ISO. Membro da American Society for Nondestructive Testing – ASNT


Sistema de qualificação:

O aluno poderá solicitar a qualificação  ASNT TC 1A  pelo BUREAU  AI e/ou SNQC/END – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação informe-se pelo site www.abendi.org.br



Faça seu cadastro para mais informações:


10 Comentários

  • Comente! Claudemiro Sex, 28 de Julho de 2017 10:57 Por Claudemiro

    TURMA TERMOGRAFIA INDUSTRIAL CERTIFICAÇÃO ASNT TC 1 A INÍCIO DIA 21/08/2017! SEGUE PASSO A PASSO AOS INTERESSADOS: 1º Matrícula pelo site; 2º Enviar documentos (RG, CPF, Comprovante de Endereço); 3º Parte financeira (Escolher a forma de pagamento); 4º Finalizado a sua matrícula. DATA LIMITE P/ PAGAMENTO ATÉ DIA 15/08/ P/ GARANTIR VAGA NESTA TURMA! PREÇO PROMOCIONAL INDIVIDUAL INSPETOR DE TERMOGRAFIA NÍVEL I R$3.800,00 INSPETOR DE TERMOGRAFIA NÍVEL iI R$4.800,00 ***Incluso nos valores acima: Treinamento preparatório na técnica escolhida + Provas Teóricas e Prática p/ certificação + Certificado de Qualificação após aprovação (aplicação de provas práticas). DADOS BANCÁRIOS: Banco: Caixa Econômica Federal • Agência: 0282 • Conta Corrente: 0003417-6 • Operação: 003 • Nome: Escola Técnica Prof. Maria Efigênia S. Antunes Ltda • CNPJ: 16.637.458/0001-96 ***Dúvidas entrar em contato pelo whatsapp! (16) 9 9732-3326

  • Comente! Raimundo Qua, 07 de Junho de 2017 15:22 Por Raimundo

    Gostaria de saber o valor do curso de Inspetor de Térmografia.
    E se o curso é presencial

  • Comente! Luiz Augusto Seg, 08 de Maio de 2017 12:58 Por Luiz Augusto

    Boa tarde,
    Gostaria de saber o valor dos Cursos de Termografia. Como são divididos em Módulos, gostaria de saber o valor de cada um deles e o calendário.

  • Comente! Carlos Ferreira Sex, 05 de Maio de 2017 12:30 Por Carlos Ferreira

    Data do cursos e valores termografia nível 01

  • Comente! Deivid B. De Oliveira Qua, 12 de Abril de 2017 09:44 Por Deivid B. De Oliveira

    Bom dia

    Qual o valor do curso ?

    Fica meu contato 99304-5678

  • Comente! Fabio Roberto de Andrade Seg, 21 de Setembro de 2015 15:06 Por Fabio Roberto de Andrade

    Este curso é presencial e temos planejamento de turma para 17/10/2015 ou 12/12/2015 de acordo com o numero de matriculas realizadas em nosso site.
    att
    Equipe CFP.

  • Comente! Márcio santos Sáb, 19 de Setembro de 2015 21:57 Por Márcio santos

    Gostaria de saber quanto custa o curso de termografia, quando vai acontecer, é EAD ou presencial, se presencial onde?

  • Comente! WALLACE JUNIOR PEREIRA ROCHA Seg, 11 de Agosto de 2014 11:04 Por WALLACE JUNIOR PEREIRA ROCHA

    PRECISO DO ORCAMENTO PARA TREINAMENTO INSPETOR DE TERMOGRAFIA

  • Comente! Janio Guapindaia Silva Pinheiro Sex, 08 de Agosto de 2014 19:24 Por Janio Guapindaia Silva Pinheiro

    Por favor me informem quando for abrir nova turma e detalhes do curso

  • Comente! Everson Qua, 01 de Maio de 2013 21:26 Por Everson

    gostaria de saber quanto custa o curso de analise de vibração e termografia e quando vai se iniciar as turmas aqui no estado de São Paulo

Deixe um comentário

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
HTML básico é permitido.

AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem

Calendário dos Próximos Cursos

Treinamento NR 35 - 08 Hrs | 20/11/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Pederneiras/SP, Uberlândia/MG
Treinamento em NR 33 - 20h | 20/11/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Pederneiras/SP
Inspetor de Controle Dimensional CD/CL - 160h | 25/11/2017
Aulas presenciais em Araraquara.
Operador de Caldeira - 100h | 08/12/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Uberlândia/MG.
Caldeireiro - 180h | 11/12/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, e Uberlândia/MG.

CFP cursos no Facebook

Cursos Técnicos no País: Saiba Mais!

Fonte: GloboTV, Programa Bom Dia Brasil
Estudo mostra que profissionais técnicos ganham mais que graduados em universidades:


Cadastro de Empresas e Profissionais

Empresas: qualifique seus soldadores!

qualifique seu soldador

O termo "Qualificação" significa que um soldador ou operador de soldagem cumpre com os requisitos de uma determinada norma/procedimento e está qualificado para executar soldas, no âmbito desta norma/procedimento...

Saiba Mais