Formação de PH em NR13 - Aulas práticas

Inspetor de Equipamentos

Inspetor de Equipamentos

Carga Horária: 540 Horas

Inspeção em equipamentos

Objetivo do curso:

Formar profissionais para função de Inspetor de Equipamentos, competentes para fazer avaliação das condições físicas de equipamentos e instalações industriais, de acordo com o especificado na Portaria 537 do INMETRO emitida em Outubro de 2015 que estabelece requisitos para Certificação de SPIE ( Serviço Próprio de Inspeção de Equipamento).

*** Inspeção sem Prova de Qualificação

Atribuições do Inspetor de Equipamentos:

Efetuar, testemunhar e fiscalizar a inspeção de equipamentos em qualquer uma das fases de fabricação, recebimento, construção, montagem ou operação, interpretando e registrando resultados;

Emitir parecer, realizar e acompanhar a implantação de planos de inspeção de equipamentos, contemplando: itens a serem inspecionados, procedimentos de inspeção, frequência e amostragem para inspeção, pontos de retenção, critérios de aceitação e rejeição e taxas de desgaste;

Criar e manter atualizados os registros de inspeção de equipamentos e elaborar relatórios de inspeção de equipamentos;

Realizar e acompanhar a coleta de amostras e corpos de prova de materiais, avaliando o grau de deterioração e avarias em equipamentos para posterior análise;

Certificar-se de que a aparelhagem de inspeção está calibrada ao realizar ou acompanhar ensaios testes, exames, controles, tratamentos e monitorações;

Realizar o controle da qualidade dos trabalhos de manutenção, fabricação construção e montagem, no caso de empresas que tenham esta atribuição sob a responsabilidade da inspeção de equipamentos;

 
Publico alvo:

Profissionais de nível superior e técnico de diversos segmentos, tais como: bélico, caldeiraria, papel & celulose, cimentaria, fundição, metal mecânico, mineração, óleo & gás, petroquímico e siderúrgico, ou onde se faça necessário o uso deste método para avaliação.


Pré-requisitos:

Ensino de Nível Técnico e/ou Engenharia, porém a comprovação da escolaridade não é um pré-requisito para o candidato participar do curso.


Área de atuação profissional:

O profissional poderá atuar em diversas áreas, dentre elas: setor óleo & gás, petroquímico, papel e celulose, metalúrgico, eletromecânico, naval, automotivo, siderúrgico, etc.


Certificado e Qualificação:

Será fornecido certificado para o aluno que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% em cada matéria e frequência igual ou superior a 70% nas aulas. Não existe processo de qualificação para está modalidade. A aprovação no curso e posse do certificado é suficiente para que o profissional esteja apto a exercer a função de inspetor sendo reconhecido como Inspetor de Equipamentos.


Avaliações e Conteúdo Programático:

Durante o curso e no decorrer dos módulos serão aplicadas avaliações aos alunos em forma de prova assertiva. O curso é composto de 05 módulos:

Módulo I: Processamentos Químicos; Segurança Industrial; Qualidade; Proteção Ambiental; Aspectos Legais da Inspeção de Equipamentos; Papel da Inspeção de Equipamentos nas Organizações; Normalização Técnica; Desenho Técnico; Metrologia.

Módulo II: Metalurgia e Materiais Metálicos; Metalografia; Ensaios Mecânicos; Soldagem; Materiais Não Metálicos; Refratários e Isolantes.

Módulo III: Corrosão e Monitoramento da Corrosão; Proteção Catódica, Avaliação de Taxas de Corrosão; Pintura e Revestimentos Não Metálicos; Avaliação de Vida Residual; Revestimentos Metálicos; Tratamento de Água e Inibidores de Corrosão; Causas de Deterioração de Equipamentos.

Módulo IV: Iluminação e Inspeção Visual; Líquido Penetrante; Partículas Magnéticas; Medição de Espessura; Ultra-som; Radiografia; END Não Convencionais; Fotografia; Termografia; identificação de Metais.

Módulo V: Vasos de Pressão; Permutadores de Calor, Tanques de Armazenamento; Tubulações e Dutos, Caldeiras; Fornos; Válvulas de Segurança; Torres de Refrigeração; Inspeção de Fabricação; Relatórios de Inspeção.

Faça seu cadastro para mais informações:

24 Comentários

  • Comente! Alex Alves Qua, 19 de Julho de 2017 22:59 Por Alex Alves

    No momento não disponho de recursos para fazer o curso mas tenho interesse quando abre novas turmas.

  • Comente! André Marques Seg, 19 de Junho de 2017 09:30 Por André Marques

    Bom dia. Gostaria de mais informações sobre o curso de Inspetor de Equipamentos.

  • Comente! Claudemiro Qua, 09 de Novembro de 2016 13:23 Por Claudemiro

    Prezado José Marques,

    O que nós sabemos é que as qualificações em inspeção de elétrica, estão ainda sob a direção do próprio SEQUI/Petrobrás...nem a ABENDI tem autonomia para qualificação.

    Mas por gentileza entre em contato diretamente com a ABENDI para sanar suas dúvidas.

    Grato

  • Comente! Jose Marques de Aguiar Ter, 08 de Novembro de 2016 18:03 Por Jose Marques de Aguiar

    Não vi treinamentos na area de eletrica. Este assunto não é tratado pela ABENDI?

  • Comente! Marcos Fernandes Sex, 28 de Outubro de 2016 18:09 Por Marcos Fernandes

    Vocês vão dar este curso em Belo horizonte.

  • Comente! Claudemiro Ter, 27 de Setembro de 2016 09:28 Por Claudemiro

    Hamilton,

    Bom dia...

    Nós lhe enviamos por email todas as informações a respeito ok.

    Grato

    Claudemiro

  • Comente! hamilton Ter, 27 de Setembro de 2016 07:19 Por hamilton

    bom dia,
    por gentileza, gostaria de saber qdo inicia-se novas turmas do curso de INSPETOR DE EQUIPAMENTOS, e qual cidade.
    grato.

  • Comente! Claudemiro Sex, 29 de Julho de 2016 17:30 Por Claudemiro

    Prezado Aquino,

    Boa tarde...

    Este curso que oferecemos é para formação profissional, visto que deixamos claro que apara atuar como inspetor de equipamento normalmente em emissão de relatórios de inspeção de equipamentos pelo profissional "Inspetor de Equipamentos" as empresas exigem CREA, para emissão de ART- Anotação de Responsabilidade Técnica, porém nada proibi que um profissional com ensino médio faça este curso apenas para aperfeiçoamento técnico de acordo com o especificado na Portaria 349 do INMETRO.

    Att

    Claudemiro

  • Comente! Aquino Sex, 29 de Julho de 2016 11:24 Por Aquino

    Bom dia!

    Segundo comentário feito, só posso atuar como inspetor de equipamentos, caso possua curso técnico na área de mecânica ou afins com o CREA. Então a portaria 349 do INMETRO também deveria ser altera, pois a mesma diz que a exigência para essa qualificação é somente acuidade visual e ensino médio completo. Sendo desta maneira foge ao interesse pelo curso quem tem somente o ensino médio, visto que o´curso é voltado para o aperfeiçoamento do profissional técnico.

  • Comente! Fabio R. Andrade Sex, 22 de Julho de 2016 10:23 Por Fabio R. Andrade

    Antonio,

    Bom dia...

    Segue informações completas abaixo:

    QUESTÕES IMPORTANTES





    - Como funciona este curso de inspetor de Equipamentos na metodologia semi presencial?

    R: Inspetor de Equipamentos é um curso semi presencial na metodologia a distância que funciona da seguinte maneira, o aluno estuda 70% da aulas a distância com a seguintes opções e/ou regras:

    Opção 1: Fazer 01 aula presencial a cada 15 dias sobre a disciplina do mês (sábado), porém cumprindo a cada 02 dias semanais aula em sala virtual com professor on line e contando presença do aluno.

    Opção 2: Fazer 04 aula presencial por mês aos sábados, porém cumprindo a cada 02 dias semanais aula em sala virtual com professor on line e contando presença do aluno.

    - Quanto tempo e a duração destes cursos?

    R: Este curso tem uma carga horária de 540 e duração de 13 meses de curso ...As inscrições já estão abertas no site com previsão de inicio em 18/07/2016 e finaliza em 12/08/2017 (Curso iniciado).

    - Este curso dará o direito ao CREA?

    R: Não, por que este curso não é curso técnico por isso não dá direito ao CREA...ressaltando que o profissional que finalizar este curso receberá um certificado de formação profissional como "INSPETOR DE EQUIPAMENTOS" porém para o profissional ser habilitado para trabalhar em qualquer empresa na função é obrigatório ter a formação técnica na área mecânica e/ ou afins...é obrigatório ter o registro no CREA para atuar na área de inspeção de equipamentos.

    - Este curso necessita fazer as provas para certificação na ABENDI e/ou FBTS?

    R: Não há necessidade, basta ter a formação técnica (Ex: Técnico Mecânica) e registro no CREA para atuar após formado na escola, este curso é regulamentado pelos requisitos para Certificação de SPIE ( Serviço Próprio de Inspeção de Equipamento) e de acordo com o especificado na Portaria 349 do INMETRO.

    - Qual o valor e como faço a minha inscrição?

    R: O valor da taxa de matrícula é de R$570,00 e mais 12 mensalidade do mesmo valor de R$570,00 ...caso haja interesse favor fazer sua matrícula pelo site: http://cfpcursos.com/matriculas.html



    - Em Quais polos posso estar fazendo as aulas presenciais?

    R: Sede em Araraquara/SP.



    Obs:

    - Toda formação de Inspetor de Equipamentos é baseado numa formação técnica do candidato como exemplo (Técnico Mecânica; Técnico Mecatrônico, Técnico em Soldagem) e obrigatório registro no CREA do seu estado para atuar.

    - Se dentro das opções acima, você ainda tem interesse... favor fazer matrícula diretamente no site que lhe enviamos o boleto de taxa de matrícula.



    Iniciou a turma:18 /07/2016 (Porém ainda dá tempo de se inscrever para o curso).



    Aguardo sua visita e fico a disposição para dúvidas e sugestões.

    Att


    Fabio R. Andrade

    Coordenador | Cursos

<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Deixe um comentário

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
HTML básico é permitido.

AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem

Calendário dos Próximos Cursos

Treinamento em NR 33 - 20h | 24/07/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Pederneiras/SP
Treinamento NR 35 - 08 Hrs | 24/07/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Pederneiras/SP, Uberlândia/MG
Inspetor de Controle Dimensional CD/CL - 160h | 29/07/2017
Aulas presenciais em Araraquara.
Operador de Caldeira - 100h | 08/08/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, Uberlândia/MG.
Caldeireiro - 180h | 11/08/2017
Aulas presenciais em Araraquara/SP, e Uberlândia/MG.

CFP cursos no Facebook

Cursos Técnicos no País: Saiba Mais!

Fonte: GloboTV, Programa Bom Dia Brasil
Estudo mostra que profissionais técnicos ganham mais que graduados em universidades:


Cadastro de Empresas e Profissionais

Empresas: qualifique seus soldadores!

qualifique seu soldador

O termo "Qualificação" significa que um soldador ou operador de soldagem cumpre com os requisitos de uma determinada norma/procedimento e está qualificado para executar soldas, no âmbito desta norma/procedimento...

Saiba Mais