Especialização em Heliponto

Especialização em Operação de Heliponto

Carga horária: 40 horas

Objetivo do Curso:

Curso de especialização de bombeiros para exercer as funções de apoio de solo, nas operações de pouso ou decolagem, na proteção contra incêndio e atendimento a situações de emergência em conformidade com o estabelecido na Portaria Ministerial 18/GM5/74, Resolução 279/2013 da ANAC, ICA 100-12, ICA 100-37 e ICA 100-16 do COMAER, e a IT 31/11 do DL 56.819/11 – SP do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Trata-se de um curso de educação profissional de nível básico na modalidade de educação não formal destinado a proporcionar ao bombeiro conhecimento que lhe permita profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não havendo exigência de escolaridade anterior (entendimento da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 96), porém sendo recomendado a formação profissional nos cursos de Bombeiro Civil ou Militar.

Através de normas e conceitos são aprendidos procedimentos de segurança e emergência, além de comunicação, sinalização e embarque e desembarque de passageiros. Na inexistência de norma específica que estabeleça o currículo mínimo para a formação em heliponto sugerimos formação como Bombeiro ou experiencia na área.

Publico alvo

Bombeiro profissional civil, Bombeiro Militar e profissionais envolvidos com a área.

Grade Curricular

Conceitos e normas. Risco no pouso do helicóptero. Procedimentos de segurança para balizamento Procedimentos de controle em caso de emergência em incêndio e resgate de vítimas. Tipos de aeronaves. Partes de um helicóptero. Utilização de helicópteros. Fabricantes de helicópteros. Comunicações e sinalização em heliponto.

Pré requisito

Ser bombeiro civil ou militar ou conhecimentos práticos nessa área.

Documentos necessários

RG e CPF; Xerox do comprovante de residência; 2 fotos 3x4.

Faça seu cadastro para mais informações:


Mais matérias nesta categoria: « NR 10 Eletricista Predial »

Deixe um comentário

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
HTML básico é permitido.